top of page

Elas Projetam é selecionada para programa de fomento à inovação aberta


O Programa VIAS – Vetor de Inovação Aberta com Startups está ampliando a oferta de serviços gratuitos oferecidos na plataforma com o lançamento do VIAS teia e do VIAS verso.

Iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, realizada como parte da estratégia ABDI Open, o programa teve seu primeiro passo no VIAS scan, que tem por objetivo identificar o nível de maturidade do relacionamento entre empresas e startups por meio de um inédito diagnóstico personalizado e indicação de boas práticas.

Está agora também disponível na plataforma o VIAS teia, que visa fomentar as conexões com o ecossistema de inovação para impulsionar empresas e startups para um melhor relacionamento em inovação aberta. Para tanto, ele fornece uma vitrine de 12 parceiros de todas as regiões do país, com iniciativas, ações e programas que podem oferecer soluções para os diversos desafios mapeados no VIAS scan.


Já o VIAS verso consiste em uma série de conteúdos on-line sobre boas práticas, conexão, tecnologias da indústria 4.0, tendências, estratégias e processos para que empresas e startups avancem na maturidade de seus relacionamentos. Os temas são abordados por profissionais relevantes do ecossistema de inovação brasileiro.


Mais de 100 startups e empresas de todas as regiões do país já realizaram o diagnóstico do VIAS scan, entre elas a Votorantim Cimentos. “A área de inovação, como muitas outras dentro de uma organização, normalmente trabalha no automático buscando velocidade e resultados. Mas, de tempos em tempos, reavaliamos nossas estratégias e rotas e o VIAS scan nos ajudou a entender, de forma bastante detalhada, como repensar e redesenhar os processos. Essa ferramenta, construída com base nas experiências da ABDI e da Softex, encurtou bastante esses passos”, avalia Renata Vinhas Oliveira, head de inovação da Votorantim Cimentos.


“O Vias potencializa as vantagens competitivas tanto das startups, que são ágeis e têm alta capacidade de tomar riscos, quanto das empresas consolidadas, que dispõem de recursos, mercado e oportunidades para escala com mais facilidade. O que nós esperamos dessa relação é alavancar a inovação, por meio da adoção de tecnologias 4.0, e disseminar conhecimento a partir de casos reais e de conteúdos atualizados”, ressalta Igor Calvet, presidente da ABDI.


“Nos últimos cinco anos, o volume de acordos entre empresas e startups registrou um crescimento de 20 vezes. A proposta do Programa VIAS é justamente aprimorar o relacionamento e potencializar a relação ganha-ganha entre esses atores, beneficiando todo o ecossistema brasileiro de inovação”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.


São parceiros do Vias teia as instituições: Angel Investor Club ; OPENSENSE ; Platt by Timenow ; Elas Projetam; Datasyn ; Brasil Startups; VENTIUR ; MentorApp ; Rede+ ; Instituto Para o Desenvolvimento de Empresas de Base tecnológica - IEBT; Grand Designs Consultoria em Inovação ; 100 Open Startups.


Para conhecer todos os recursos do Programa VIAS e potencializar seus relacionamentos em inovação aberta de forma totalmente gratuita, acesse aqui.


Texto original de ABDI e Softex em 26 de setembro de 2022.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Cubo 3.png

Blog

Obrigada pelo envio!

bottom of page